Pela união das pessoas físicas João Carlon, Victorio Molin, Fausto Demoliner, Olivio Antonio Novello, João Caldart, Santo Fabiani e Lorena Carlon, surge em 2 de abril de 1949, a pessoa Jurídica JOÃO CARLON & CIA LTDA. na cidade de Erechim.

  A empresa tinha como atividade fim a exploração no ramo de fabricação de artefatos de metais, e artigos de cutelaria, facas, navalhas, ferramentas agrícolas e outros.

 


  Em 1952, Fortunato Carlon, assume a parcela da sociedade, in memorium a João Carlon, assumindo todas as responsabilidades pertinentes.

  Com este mesmo fato altera-se o contrato social com a entrada de Julieta Carlon, Antonio Scaranto, Alcides Joaquin Scariot e Ézio Fabiani, deixando a sociedade neste ato Santo Fabiani e Olivo Antonio Novello.

  A empresa passa a investir na indústria metalúrgica no ramo de fabricação de molas para veículos automotores. Com a nova denominação social de
INDÚSTRIA DE MOLAS CARLON LTDA
.

 


Em 13 de Setembro de 1998, altera-se novamente a sociedade ficando formada pelos sócios Luis Henrique Lando e Heitor Fernandes Carlon. Tendo seu objetivo social ampliado para fabricação de molas de lâminas e grampos de molas para veículos utilitários, caminhões leves e pesados, ônibus e semi-reboques , com uma produção em série completa para todos os veículos nacionais e importados.

 


A Indústria de Molas Carlon Ltda, está localizada na BR 153, KM 241, Erechim, RS, Brasil. Sua produção de molas semi-elípticas, feixes de molas e grampos de molas, abrange uma linha de produtos com mais de 6.000 tipos. Os modelos de molas foram desenvolvidos para o mercado de reposição dos veículos semipesados e pesados das principais marcas, como Mercedes-Benz, Scania, Volvo, Volkswagen, Agrale, Chevrolet, GMC, Willys, Toyota, Kia, Suzuki, Hyundai, Mitsubishi, Renault, Ottawa, entre outras. Também são destinadas para semi-reboques Randon, Guerra, Fachini, entre outras e para montadoras de Truck (3º eixo) de diversas marcas.





Consolidada no estado do Rio Grande do Sul como a única fabricante de molas semi-elípticas e grampos de mola, com aproximadamente seis mil tipos e modelos de produtos para o mercado de reposição de toda a frota nacional de veículos leves, semi-pesados, pesados e semi-reboques, (caminhões, camionetes, ônibus e carretas), a MOLAS CARLON prima pelo controle de qualidade rigorosa de seus produtos e no atendimento aos seus clientes e distribuidores, em todos estados do Brasil. "Nós sempre colocamos, esses dois itens em primeiro lugar e com isso conseguimos ultrapassar os 56 anos de história de nossa empresa com uma produção de mais de 350 toneladas / mês de produtos acabados", entusiasma-se em dizer a atual direção.

O sucesso conquistado deve-se ao esforço incessante e ao empenho da equipe formada por diretores, colaboradores, representantes, distribuidores e fornecedores. Porém para a atual administração, o reconhecimento no mercado, tanto no Brasil quanto no exterior, é graças ao cliente, seu principal parceiro, o qual para atender com qualidade e rapidez este personagem tão importante, a Molas Carlon mantêm um estoque de produtos prontos com mais de 2500 toneladas, tornando em primeiro lugar na agilidade e rapidez nas entregas e a maior diversidade de modelos e tipos de molas entre todas as indústrias de molas semi-elípticas do Brasil, conta com um contingente de mais de 2.800 pontos de vendas, atuando nos 26 estados da federação e Distrito Federal. Além dos modelos com fabricação em serie, a empresa desenvolve variados outros modelos de feixes de molas, conforme a necessidade e solicitação de seus clientes e montadoras através de projetos do produto desejado.

A empresa mantêm atualizada sua página na internet, com as especificações, dados técnicos e aplicações, onde nossos clientes podem se comunicar e atualizar-se diariamente com todos os produtos por nós fabricados "Nossa administração não se limita apenas na melhoria e na atualização de produtos, mas também na aquisição de novas tecnologias que agregam valor ao negócio, nos proporcionando oferecer vantagens inigualáveis aos nossos clientes".

Trajetória vitoriosa - Quem vê a Carlon, talvez nem imagine que os frutos que ela vem dando hoje, colocando produtos de qualidade, segurança e tranqüilidade para o mercado, foi a idéia de seus empreendedores, que usaram um dos cinco sentidos mais desenvolvidos que tem um ser humano, a visão, que aliada a diplomacia teve suma importância para o afloramento e a transparência das idéias, hoje o resultado é visível, graças a seus desbravadores, que sempre procuraram cumprir regras e ficar em sintonia com o mercado. Quieto, de olho nas demandas, fixaram raízes, assumiram a dianteira e de 1949, época em que Eurico Gaspar Dutra estava prestes a entregar a presidência da república para o gaúcho de São Borja, Getúlio Vargas, foram transformando a Molas Carlon numa empresa de ponta, que sempre se destacou pela confiança que ganhou ao longo desses 56 anos.

Aliás, se depender do legado deixado, muita coisa boa ainda vai acontecer "Chegamos a essa idade, mas com corpinho e espírito de um jovem", "Estamos todo esse tempo no mercado, mas a humildade faz com que não subimos no pedestal. Por isso atendemos a todos os consumidores de molas e grampos como se estivéssemos começando hoje, precisamos deles para crescer, mas para que eles voltem é preciso encantá-los" argumenta Luis Henrique Lando, atual diretor da empresa.